terça-feira, 16 de novembro de 2010

CONCEITO DE CURRICULO

Currículo é um processo que norteia os trabalhos pedagógicos de uma escola, da vida escolar do aluno ou de uma carreira.
A origem da palavra currículo – curriculum (do latim) – significa carreira, ato de correr. Assim, o currículo escolar representa a caminhada que o aluno faz ao longo de seus estudos, implicando tanto conteúdos quantos atividades direcionadas pela escola. No Brasil não existe um currículo único nacional,porém, os PCNs, trazem como sugestão, uma forma de definição das disciplinas e distribuição dos conteúdos entre os componentes curriculares propostos.
As contribuições das tecnologias ao desenvolvimento do currículo são significativas a aprendizagem, pois, permitem novas práticas pedagógicas, principalmente quando acontece integrada a um projeto curricular voltado para o desenvolvimento da capacidade de pensar e aprender com a tecnologia.
Integrar efetivamente as tecnologias ao desenvolvimento do currículo implica em romper com a linearidade da representação do pensamento, comunicar, perceber o espaço e o tempo, organizar e produzir conhecimento com o uso de múltiplas linguagens. Quanto ao êxito do currículo com o uso das tecnologias, este está intimamente ligado aos procedimentos utilizados pelos profissionais da educação, tendo em vista que seu uso requer planejamento.
Desenvolver projetos no âmbito do currículo é lançar idéias, prever etapas, definir aonde se quer chegar com ele, assim, durante o trabalho prático, saberemos como agir, que decisões tomar, qual o próximo passo a dar na direção do objetivo desejado.
Diante desse pressuposto, o desenvolvimento de projetos com o uso das tecnologias como: as telemáticas, as audiovisuais, as textuais, as orais, musicais, lúdicas e corporais, oportunizará ao aluno uma mudança qualitativa na aprendizagem.

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